Material Rodante

Material rodante

MATERIAL RODANTE

Existe uma grande variedade de modelos de material rodante para tratores e máquinas pesadas. São vários tipos de correntes, sapatas, rodas /aros motriz, segmentos, roletes e rodas guia.

As principais aplicações de material rodante são para trator de esteira, escavadeira hidráulica e colhedora, seja colheitadeira de cana de açúcar ou de grãos.

As principais partes do material rodante:

* Podemos dizer que as principais partes do material rodante são as  correntes, podendo ser seca ou lubrificada. Os elos são forjados e tratados, aumentando assim a durabilidade do material rodante. Fazem parte também do conjunto do material rodante, os pinos e buchas, entre outras peças. Todas as partes da corrente sofrem desgaste, portanto devem ser recuperadas ou substituídas em intervalos regulares para uma maior duração do material rodante. Esses intervalos variam de acordo com o trabalho a ser realizado pelo material rodante, bem como as circunstâncias de operação, principalmente o tipo de solo em que a máquina realiza o trabalho.

* Roda / Aro motriz e segmentos. Essas peças também sofrem desgaste e devem ser substituídos por peças novas regularmente para maior durabilidade do material rodante.

* Roletes: Podendo ser rolete inferior flange simples ou duplo e rolete superior. As partes do rolete apresentam desgaste e devem ser recuperadas ou trocadas periodicamente para o material rodante não desgastar facilmente. Os principais itens que sofrem desgaste são as capas do rolete, eixos, buchas de bronze, porta bucha, entre outros componentes do material rodante.

Roda guia: A peça apresenta desgaste na pista após certo período de trabalho. Esse item do material rodante é recuperado com depósito de uma camada de solda sobre a superfície que sofreu o desgaste. Após encher de solda, a roda motriz passa pelo processo de torneamento para atingir a sua medida original e voltar assim a fazer parte do material rodante.

* Sapatas: Existem sapatas com vários perfisem material rodante, podendo ser principalmente garras simples, duplas e triplas. Assim como as outras partes, as sapatas também sofrem desgastes e devem ser recuperadas ou trocadas por peças novas para melhor desempenho do material rodante.

Distribuição de material rodante e fabricação de peças:

Existem no Brasil vários fabricantes de peças e componentes para material rodante de tratores de esteira, escavadeiras e colheitadeiras de cana e de grãos.

Além dos fabricantes nacionais de material rodante, existem vários importadores de material rodante que buscam fornecedores no mundo todo, especialmente na Ásia. Os fabricantes, distribuidores e importadores desse material rodante devem manter um estoque permanente de correntes, roletes, carcaças de roletes, sapatas, ou seja, material rodante completo para diversos tipos de máquinas e equipamentos, pois a variedade é muito grande.

Oficina de material rodante

Existem várias oficinas de material rodante no Brasil que podem prestar serviço de recuperação para material rodante. Para isso, a empresa deverá ter uma estrutura completa de máquinas e ferramentas para poder prestar um serviço de qualidade na manutenção de material rodante.

As principais máquinas em uma oficina de material rodante são: prensa para alinhamento de trucks, prensa hidráulica para giro ou troca de pinos e buchas, desparafusadeira para sapatas, posicionador de solda arco submerso para enchimento de roletes, rodas guias e links, torno carcaceiro, entre outras ferramentas que garantam a excelente manutenção no material rodante.

A melhor qualidade em material rodante você encontra na GEOMAQ

Na Geomaq você encontra material rodante itm, itr para as maiores marcas como Berco, Komatsu e Caterpillar.

Entre em contato e faça um orçamento sem compromisso, nossos mais de 70 vendedores estão prontos para atendê-lo.

Antes de tentar comprar um material rodante usado, fale conosco, e você entenderá porque a garantia e durabilidade de nossos produtos são a melhor escolha para sua máquina pesada.